ASPECTOS BÁSICOS

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ significa Colaborador de Deus. É o destino de cada Alma tornar-se um veículo vivo e consciente do amor de Deus.


ECK
é outra palavra para o Espírito Santo, ou Força Vital, que pode ser vivenciado como Luz e Som. Também é conhecido como Corrente Audível da Vida. A Alma pode tornar-se una com esta Corrente de Vida – com a Voz de Deus.

ECK também é usado como abreviação de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ.

Os ensinamentos estão de alguma forma na Terra desde o início da história humana. Sempre houve um caminho direto para as pessoas chegarem a Deus.

Muitos dos termos atuais de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ encontram suas raízes históricas no Extremo Oriente; no entanto, esses têm seu próprio significado e aplicação em Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ.

Paul Twitchell trouxe Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ ao mundo moderno em 1965, quando muitas pessoas estavam prontas para uma nova maneira de encontrar Deus.

A liberdade espiritual é um princípio central dos ensinamentos de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ. Cada Alma está em uma jornada rumo à Autopercepção e à Percepção de Deus. À medida que avançamos para estados superiores de consciência, a Alma se torna livre das limitações da mente, das emoções, do carma e da reencarnação. Com essa liberdade vem amor incondicional, sabedoria e responsabilidade.

O caminho do ECK honra a individualidade e a liberdade da Alma. Como tal, a liberdade espiritual permeia a ética e os valores da cultura e organização de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ.

Todas essas descrições se aplicam, mas os membros costumam descrever Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ como um ensinamento ou caminho espiritual.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ é baseado na experiência pessoal direta e transcende a filosofia e a religião ortodoxa. Fornece meios práticos para que as pessoas tenham experiências espirituais reais – até mesmo a experiência máxima de Deus – nesta vida. A Alma é capaz de descobrir, e se tornar, o caminho da verdade em si.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ tem membros em mais de 120 países ao redor do mundo, e seus ensinamentos foram traduzidos para mais de vinte e cinco idiomas. É uma organização religiosa e uma igreja sem fins lucrativos, reconhecida legalmente nos Estados Unidos e em mais de 40 países. Existem Templos de ECK, Centros de ECK e locais de leitura em cidades e vilarejos no mundo inteiro. O centro espiritual mundial de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ está localizado em Chanhassen, Minnesota, EUA.

CRENÇAS

Acreditam, e mais do que isso, vivenciam Deus.

Não há palavras para descrever adequadamente a realidade de Deus.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ ensina que existe um Deus supremo, o Criador; nem masculino nem feminino. A essência espiritual de Deus é o amor divino, e essa corrente doadora de vida – o ECK – pode ser vivenciada como Luz e Som.

Simbolicamente pode-se dizer que Deus é o Oceano de Amor e Misericórdia. A Luz sem sombras. É a fonte de todo amor incondicional, consciência e existência – com e sem forma.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ ensina estas crenças básicas:

  • A Alma é eterna.
  • A Alma mantém Sua individualidade por toda a eternidade.
  • A Alma existe porque Deus a ama.
  • A Alma está em uma jornada em diração à Autopercepção e à Percepção de Deus.
  • A Alma desabrocha espiritualmente através do carma e da reencarnação até atingir a dimensão da Autopercepção.
  • O desabrochar espiritual é acelerado por meio do contato consciente com o ECK, o Espírito Divino.
  • O contato direto com o Espírito Divino pode ser feito através dos Exercícios Espirituais de ECK e da orientação do Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK.
  • Pode-se explorar ativamente os mundos espirituais por meio da Viagem da Alma, dos sonhos e de outras técnicas espirituais.
  • A experiência e a liberação espirituais nesta vida estão ao alcance de todos.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ é uma prática criativa profundamente individualizada. Você pode aprender a arte da contemplação – um meio “ativo e interior” que desperta o Olho Espiritual para explorar os mundos internos do Espírito. Assim como cada pessoa é um indivíduo único, também é a experiência interior de cada pessoa.

Os ECKistas são encorajados a praticar os Exercícios Espirituais de ECK vinte minutos por dia. Estabelecer essa conexão sagrada em um horário regular, como uma refeição, fornece o alimento interno que se busca.

Abordados com amor e admiração, esses exercícios criativos elevam a Alma e oferecem uma experiência direta da Luz e do Som de Deus.

Cada um de nós é Alma, uma centelha divina e eterna de Deus. Viemos a este mundo para obter experiência espiritual.

Através de muitas vidas no mundo físico, cada um de nós chega a um entendimento completo de nossas qualidades divinas inatas, para cumprir nosso destino de amar como Deus ama.

Carma e reencarnação são crenças primárias em Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ. Criamos carma como resultado da Lei espiritual de Causa e Efeito. O ECK (Espírito Santo) nos ajuda a resolver carma, possibilitando que encontremos o equilíbrio e aceitemos o amor pleno de Deus nesta vida. Obtemos sabedoria, caridade e liberdade. Nós nos tornamos uma expressão individual do amor de Deus.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ reconhece o papel importante de outras religiões e líderes religiosos como Jesus, Buda e Maomé. Stranger by the River [O forasteiro à beira do rio], de Paul Twitchell, inclui trechos que falam sobre a mensagem de amor que Jesus trouxe com beleza e inspiração.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ honra a liberdade e a oportunidade de cada Alma trilhar seu próprio caminho para Deus. Cada religião e tradição espiritual do mundo oferece uma experiência diferente da jornada da Alma. Espera-se que os ECKistas respeitem a privacidade, as crenças e a liberdade religiosa dos outros.

Não. Embora Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ seja apresentado como o caminho mais direto para nosso lar em Deus, não é o único caminho para estabelecer uma conexão com o Divino.

Todas as verdadeiras religiões foram criadas pelo Espírito Santo, o ECK, para elevar a humanidade espiritualmente.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ ensina que ouvir Deus está no cerne da verdadeira oração. Pode-se fazer perguntas a Deus ou pedir ajuda, mas a verdadeira oração inclui ouvir Deus enquanto Ele se expressa no seu interior e através da vida ao seu redor.

Os ECKistas praticam a oração indireta. Isso pode ser expresso como uma oferta sincera de “Seja feita a Vossa vontade” ou “Sejamos abençoados”. Essa é uma maneira de entregar nossas inquietudes e preocupações a Deus enquanto abrimos nosso coração para uma sabedoria maior.

Qualquer que seja a forma como se aborda a oração, o objetivo é abrir o coração para o amor de Deus.

Hoje existem várias formas de meditação que são uma prática popular, mas muitas pessoas estão procurando algo mais. Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ ensina a contemplação – uma abordagem ativa, criativa e pessoal para se conectar com o Espírito Divino.

Existem centenas de exercícios espirituais que podem ser usados na contemplação e na vida diária. Você provavelmente encontrará um para cada desafio ou desejo espiritual que você possa ter.

Aqueles que já experimentaram a meditação relatam como os Exercícios Espirituais de ECK se encaixam facilmente no ritmo da vida.

LÍDER ESPIRITUAL E MESTRES DE ECK

Os Mestres de ECK são indivíduos com a percepção de Deus que servem à humanidade em todas as épocas. Alguns são figuras históricas bem conhecidas. Exemplos incluem Pitágoras, Milarepa, Epicteto e Shamus-i-Tabriz. No entanto, a maioria trabalha silenciosamente sem reconhecimento. São Mestres da vida, puras luzes do Espírito Divino.

Pessoas do mundo inteiro têm experiências pessoais com os Mestres de ECK antes mesmo de ouvirem falar de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ. As experiências comuns incluem sonhos, ajuda em uma situação de crise ou amigos “imaginários” da infância. Os Mestres de ECK não entram no seu mundo sem serem convidados.

Você pode ler algumas dessas histórias e ver fotos de alguns desses Mestres de ECK. Melhor ainda, conheça-os por si mesmo através da experiência interna. Essa é a verdadeira prova.

Guias espirituais como o Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK têm uma conexão especial com o Espírito Santo. Um verdadeiro mestre espiritual é um instrumento para a Voz de Deus. Ele aparece na forma humana para servir às pessoas de uma maneira que elas possam entender, para lhes revelar as obras do Espírito Divino na vida cotidiana.

Em Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ, o Espírito Divino se expressa através do Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK. Devido ao fato de ele poder ajudar e ensinar as Almas aqui e também nos mundos internos, ele serve no papel duplo de Mestre Externo e Mestre Interno. Ele recebe profundo respeito, mas não é adorado.

O Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK pode alterar o destino de uma pessoa dependendo de seu progresso espiritual. Este é um benefício notável. Desta forma, o excesso de carma, por exemplo, pode ser queimado no estado de sonho.

O Mᴀʜᴀɴᴛᴀ é a forma interna, ou espiritual, do Mestre Vivente de ECK. É o estado mais elevado de Consciência de Deus conhecido pelo homem e uma expressão do Espírito de Deus que está sempre com você. O Mᴀʜᴀɴᴛᴀ dá orientação interna através de sonhos, Viagem da Alma e os Exercícios Espirituais de ECK.

O papel do Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK é servir como Indicador do caminho, ou guia espiritual. Ele ensina as Almas que estão prontas e as guia no caminho de volta para Deus.

A seleção de cada novo Mestre Vivente de ECK se origina com o Sᴜɢᴍᴀᴅ (o nome de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ para Deus). O Mestre Vivente de ECK treina e nomeia seu sucessor.

Em 1981, após vidas inteiras de treinamento espiritual, Harold Klemp tornou-se o Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK. Ele foi anunciado por seu predecessor no Seminário Mundial de ECK de 1981.

Sim. Paul Twitchell era um mestre compilador. Diferentes religiões continham partes dos ensinamentos originais de ECK, mas haviam anexado suas próprias condições. Por exemplo, elas diziam que era preciso ser vegetariano, ou meditar um determinado número de horas por dia para ser um verdadeiro discípulo de um determinado caminho para Deus. Ensinamentos anteriores extraídos das obras originais do ECK foram voltados para as necessidades espirituais das culturas anteriores.

A tarefa de Paul era reunir as partes mais precisas e testadas pelo tempo do que havia sido dado no passado. Ele reuniu os ensinamentos de ouro espalhados pelo mundo e os libertou de armadilhas culturais e objetivos sociais que limitavam seu brilho espiritual. Paul reorientou esses fragmentos para mostrar o caminho direto para Deus, tornando-o prontamente disponível para todos.

Qualquer mulher ou homem pode alcançar a Percepção de Deus e se tornar um Mestre de ECK nesta vida. Os ensinamentos de ECK reconhecem que a verdadeira identidade de cada indivíduo é a Alma, que, como Deus em si, não tem gênero.

Toda Alma que está em treinamento para o papel de Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK, numa determinada vida, escolhe um corpo masculino. A Alma precisa da estrutura atômica de um corpo masculino no mundo físico para se tornar o líder espiritual. A escolha é feita antes do nascimento.

Após a morte de Paul Twitchell, em setembro de 1971, Darwin Gross serviu como Mestre Interino de ECK por dez anos, a partir de outubro de 1971. Gross anunciou Harold Klemp como o 973º Mestre Vivente de ECK em outubro de 1981. Mas Gross não conseguiu aceitar que não era mais o chefe espiritual dos ensinamentos e foi dispensado de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ. Sri Harold escreveu sobre as lições espirituais a serem aprendidas neste período da história de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ em seu livro Soul Travelers of the Far Country [Viajantes da Alma do País Longínquo], capítulo 11. Sri Harold Klemp continua a servir como líder espiritual de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ hoje em dia.

VIDA ESPIRITUAL AVANÇADA

A afiliação é um ciclo anual de exploração espiritual interna e externa. Esse compromisso com o desabrochar espiritual superior implica em duas coisas principais:

  • Prática dos Exercícios Espirituais de ECK por cerca de vinte minutos diários. Essas são técnicas criativas para contato direto com o Espírito Divino, para trazer a consciência superior da Alma para a vida diária.
  • Cursos de autodescoberta para estudo privado, com aulas opcionais. Esses são escritos pelo Mestre Vivente de ECK e implicam em um poder e sabedoria muito além da palavra escrita. (Disponível em inglês, francês, alemão, italiano, chinês,* holandês,* japonês,* polonês,* português,* russo,* espanhol* e sueco.* Os idiomas com (*) têm disponibilidade limitada de discursos).

Não há necessidade de fazer mudanças drásticas no estilo de vida. O indivíduo continua a viver a vida à sua maneira única, mantendo total responsabilidade pessoal e escolha na vida cotidiana.

Tanto quanto possível, Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ torna os ensinamentos acessíveis às pessoas, independente de sua situação financeira. Os membros são convidados a doar para a missão do ECK. Sua decisão de doar é privada e respeitada. Todas as doações são recebidas com gratidão.

O desabrochar espiritual dos indivíduos não está de forma alguma vinculado ao quanto eles doam.

Há uma doação anual sugerida. Para alunos do primeiro ano, a doação sugerida começa com $75,00 dólares para uma pessoa ou $150,00 dólares para uma família ($50,00 dólares para uma pessoa ou $75,00 dólares para uma família em países em vias de desenvolvimento).

Você pode ler mais sobre o estudo no ECK ou se inscrever hoje.

Sim, você pode testar os ensinamentos de ECK para ver se eles são adequados para você. Não há compromisso contínuo e você tem a liberdade de interromper a qualquer momento.

Pode, sim. O Mᴀʜᴀɴᴛᴀ, o Mestre Vivente de ECK atuará espiritualmente com todos os que o procuram em busca de orientação e proteção. No entanto, as iniciações de ECK estão disponíveis apenas para alguém que realiza o treinamento espiritual fornecido pelo Mestre Vivente de ECK por meio de afiliação.

ÉTICA, MORAL E ESTILO DE VIDA

Os ECKistas acreditam na responsabilidade pessoal por cada pensamento, palavra e ação. A Lei do Carma (causa e efeito) ensina o certo e o errado à Alma.

Para uma bússola moral e ética na vida cotidiana, Sri Harold Klemp recomendou as “Duas Leis” sintetizadas pelo historiador Richard Maybury das tradições éticas, legais e religiosas da humanidade:

  • Faça tudo o que você concordou em fazer e
  • Não invada outras pessoas ou suas propriedades.

Essas leis são a chave para a liberdade espiritual.

O servir é algo que a Alma dá naturalmente em gratidão pela dádiva da vida.

O destino de cada Alma é tornar-se um Colaborador de Deus, servir a toda a vida da maneira única da Alma. Este é o pulso do caminho do ECK.

Existem muitas maneiras de se doar. Pode ser a doação consciente de amor e carinho à sua família ou à sua comunidade social, cívica ou religiosa.

Os membros de ECK doam de acordo com seus próprios acordos pessoais com o Espírito Divino. Toda a razão da jornada da Alma é aprender a necessidade espiritual de doar.

Não. É contra a lei espiritual impor suas crenças aos outros ou manter alguém em um caminho espiritual. Os ensinamentos de ECK se baseiam em compaixão, respeito, responsabilidade pessoal e em dar liberdade aos outros.

Os ECKistas não adotam um estilo de vida comunitário. Eles assumem a responsabilidade por suas vidas, pagando suas próprias despesas e cumprindo seus compromissos com a família, o empregador e o país. Os ECKistas vêm de todas os âmbitos da vida e vivem no corrente principal da sociedade em mais de 120 países ao redor do mundo.

Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ respeita as opiniões individuais sobre o aborto, embora os ensinamentos de ECK ofereçam a perspectiva de que a Alma entra no corpo no primeiro sopro de vida.

Os indivíduos tomam suas próprias decisões sobre questões pessoais, como assistência médica, eutanásia e aborto.

Sim. Casais do mesmo sexo podem estudar como membros da família do ECK. E, onde legalmente reconhecidos, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são realizados, na forma da Cerimônia de Casamento no ECK, por ministros ordenados de Eᴄᴋᴀɴᴋᴀʀ.

Copyright © 2020–2024 ECKANKAR. All rights reserved. The terms ECKANKAR, ECK, EK, MAHANTA, SOUL TRAVEL, and VAIRAGI, among others, are trademarks of ECKANKAR, PO Box 2000, Chanhassen, MN 55317-2000 USA. 200140